50ª COLUNA

ODONTOLÓGICA

RIBEIRO                                                                                               ODONTEX

 

HONORÁRIOS PROFISSIONAIS

 


Quando iniciei na Odontologia, os Cirurgiões Dentistas justificavam os seus preços, argumentando que os materiais que usavam eram importados, portanto caros, mesmo estes não atingindo a 10 % do montante final dos tratamentos. Com o fim destes tempos de dependência na produção dos materiais, continuou-se a dizer que os materiais eram caros, sem mencionar que eram importados, algumas vezes mencionando que eram específicos de ortodontia, implantes e de outras especialidades.
 

À medida que estes argumentos foram perdendo consistência, começou a haver uma migração para outros, sendo o mais usual nos dias de hoje, a justificativa aos altos preços, o fato de o serviço do protético ser muito caro, ainda que igualmente ao caso dos materiais, sua participação não ultrapasse aos 10 % do global do valor dos tratamentos dentários. Também, pelo fato de nem todos os serviços envolverem protéticos, talvez esteja na hora de se reavaliar esta postura.
 

Uma das fortes razões é o fato de agora existirem tantos protéticos, com o incrível número de novas escolas, a maioria deles ainda ganhando pouco, alguém vai conhecer um protético ou ter um em sua família e ao perceber que ele não ganha tudo isso que se poderia imaginar, vai terminar perguntando quanto sai para fazer uma prótese nas características da que ele recebeu. Provavelmente o protético, insatisfeito com o que recebe, dirá o valor correto e a justificativa se transformará em motivo de descrédito.
 

A mudança nestes hábitos, que vamos propor, envolve primeiramente uma valorização do que você tem de melhor e mais valioso: seus mais de 20 anos de estudos, sendo os cinco últimos no curso mais caro, dentre todos os de nível superior, sem contar as despesas com instrumentais e matérias que um aluno de Odontologia tem que comprar, para fazer seu curso. Estes valores são indiscutíveis e se exemplificados bem, todos entenderão porque a Odontologia é uma das profissões mais caras, sem falsos subterfúgios.
 

Procure ser diferente dos demais, dizendo a verdade. Com isso você estará valorizando o seu custo maior: seus honorários profissionais, que poderão ainda ter justificativa adicional no caso de ter feito alguma especialização ou pós-graduação. Estas também as mais caras, entre todas as demais profissões liberais, com valores médios acima dos R$ 1.000,00 quando a maioria das outras sai por volta de R$ 500,00 por não envolverem prática e clínica.
 

Se em alguns casos precisar de um adicional justificativo, argumente mencionando que a montagem de um consultório, hoje envolve valores em torno de R$ 20.000,00 a R$ 30.000,00 em termos médios, sem contar os custos do imóvel, que se por locação, demandam mais custos de instalação hidráulica, elétrica e outros para adequação às normas de biossegurança por conta da Vigilância Sanitária.
 

Valorize-se e será valorizado. Acredite em si mesmo, no que foi investido em sua formação ou para o início profissional e será reconhecido. Acredite que sua profissão é diferente, por não envolver só conhecimento para seu exercício e será acreditado. Creia em si mesmo e na sua capacitação e qualificação, que isto será acreditado. Seja diferente e será mais procurado. Seja honesto, pois esta é uma das virtudes que nosso povo está procurando nos dias de hoje e será um dos preferidos.

DESCULPEM-ME SE ÀS VEZES APONTO ALGUMAS COISAS QUE NÃO ME PARECEM MUITO CERTAS EM ALGUNS. NÃO GENERALIZO NUNCA. APENAS CHAMO A ATENÇÃO, POIS QUANDO UNS SE PÕEM A FAZER ALGUMA COISA, MUITOS OS SEGUEM SEM REFLEXÕES. ESPERO, COM MEUS TEXTOS, ESTAR COLABORANDO PARA O ENGRANDECIMENTO DA CLASSE E DA PROFISSÃO, A QUE ESCOLHI ME DEDICAR.  AJUDE DIVULGANDO ESTAS IDÉIAS A TODOS REENVIANDO ESTES E-MAILS A COLEGAS. VISITE: WWW.ODONTEX.COM.BR .
 

 

 

ANTÔNIO INÁCIO RIBEIRO, Diretor da Odontex e New Odontex, Doutorando em Administração de Marketing pela Universidade La Rioja - Espanha; Mestre executivo em Marketing pelo ISAE da Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Marketing pela PUC do Paraná; Habilitado ao Magistério no Ensino Superior pela PUC do Paraná; Pós-graduado em Vendas e Marketing pela ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil; Administrador pela Universidade Mackenzie de São Paulo, Autor dos livros "Marketing para o Profissional Liberal", "Segredos ao Sucesso" e "Marketing ao Sucesso" além de 26 outros nestas áreas.  

 

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